AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Como Jesus foi descobrindo a sua vocação e como descobrir a minha?

Como Jesus foi descobrindo a sua vocação e como descobrir a minha?
            Qual a vocação que eu tenho? Esta pode ser a sua pergunta. A maior vocação de Jesus no meu entendimento era a de ser um facilitador da vida, mesmo diante das inúmeras dificuldades que ela nos impõe. Jesus tinha vocação para alargar esferas de perdão. Jesus tinha uma vocação para descobrir o potencial das pessoas. Jesus, para o evangelista Lucas foi descobrindo sua vocação paulatinamente. Desta forma escreve Lucas: “... crescia em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens...” Sabedoria é como o conhecimento acumulado das pessoas e de uma comunidade. É o que chamamos de coisas da cultura. É saber sobre aproximação da chuva. Sobre rota dos ventos. É conhecer sobre a organização social da formiga sem nunca ter estudado nada sobre este inseto “eusocial”. É a sabedoria mais corriqueira do filho que aprende a profissão do pai.
            Jesus era dedicado a religião da comunidade. Todos os anos seus pais iam ao templo e lá estava ele com seus pais.  A vocação vai se aprofundando quando a simples observação do templo do Monte das Oliveiras é o suficiente para coração se inclinar a vontade de Deus. A vocação se confirma quando Ele fica perdido por três dias e sua mãe o questiona: - Menino, porque fez isso? A resposta de Jesus é de alguém que conhece a sua vocação. Deveria estar na casa do meu pai. Neste sentido, chamar Deus de pai, ainda menino, isso sim, chamou atenção de Maria.  A vocação torna-se mais consistente quando adulto ele quis conhecer o movimento de João, e foi até João somente para escutar. Ouvir a mensagem de João é sinal de compromisso com o propósito de João; o batismo de João é sinal que Jesus assumiu compromisso com o seu programa, e é justamente neste momento que o sinal é confirmado no céu.  
            Quanto à escola de Jesus, ele conhecia os textos, Ele conhecia as tradições. Quando ouvia os escribas falarem sobre Deus, ele dizia para sua mãe: - Mãe, Deus não é assim! A escola de Jesus foi o coração. Escutar o coração, assim nos diz os provérbios: siga sobre tudo o segredo do seu coração.  A maior escola de Jesus, indubitavelmente, foi o Pai!

Rev Sérgio Ovidio

Nenhum comentário: