AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Por uma fé menos mascarada!

Por uma fé menos mascarada!
"Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês fecham o Reino dos céus diante dos homens! Vocês mesmos não entram, nem deixam entrar aqueles que gostariam de fazê-lo. "Ai de vocês, mestres da lei e fariseus, hipócritas! Vocês devoram as casas das viúvas e, para disfarçar, fazem longas orações. Por isso serão castigados mais severamente. Mt 23.13-14              

          O que mais incomodava Jesus era a hipocrisia. Sempre que levantava sua voz contra os hipócritas-religiosos ficava indignado. O que Jesus denunciava é que não devemos ter uma fé mascarada. Um mascarado da fé é uma pessoa pouca autêntica e fraca de caráter. Então, quem tem uma fé mascarada não reflete sua real personalidade. Vive sempre se escondendo e tapando o rosto, pois não consegue encarar sua realidade. Quem usa máscaras hipócritas para servir a Deus falsifica sua fé, suas amizades e seus relacionamentos. Mascarados religiosos sempre tentam insinuar que a fé de um grupo ou de outra pessoa é inferior a sua. O hipócrita é um ator que representa um papel, sem ter nada a ver com o personagem. Jesus usava este discurso contra os fariseus, que pareciam ser bem religiosos e, zelosos no guardar a Lei, mas não o faziam. Longe de nós e da nossa igreja comportamentos fechados e reacionários. Assim, eram os observadores-hipócritas-religiosos da época de Jesus, julgavam as ações de Jesus e não abriam espaços em seus corações para as coisas lindas que estava acontecendo ao seu redor.
           Quando nos fechamos completamente para o próximo, seja por um preconceito ou por uma opinião contrária, deixamos de perceber as coisas boas que estão acontecendo e perdemos a oportunidade de desfrutar de acontecimentos que tornam a vida mais bonita e significativa. Perceba que muitas vezes Jesus realizava um milagre e era julgado como blasfemador. Para os fariseus, Jesus utilizava o nome de Deus em vão e não detém essa autoridade, portanto, para eles, Jesus transgredia e cometia pecado, inclusive o pecado da blasfêmia. Para Jesus, os observadores da lei poderiam julgar tudo. Julgar as ações de Jesus ou do próprio Deus. Porém, o que eles não poderiam nunca julgar ou blasfemar eram as maravilhas de cura e salvação que estavam acontecendo na vida de paralíticos, cegos, surdos e possessos.
                                                                                                                       Com Carinho e Sempre N’Ele

Pr. Sergio Ovidio

Nenhum comentário: