AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Por uma refeição mais santa...

"Não há Ceia num ato de culto se não há partilha no altar do mundo."
(Isidoro Mazzarolo)
            A relevância da Ceia consiste exatamente na determinação de Jesus que deveria ser celebrada sempre que estivéssemos reunidos. Um ato de memória atualizado recorrentemente em nossas vidas. A característica do cristão é de uma pessoa que encarnou Cristo em si e ao redor de si. Portanto, todas as vezes que celebro a Ceia, eu saio da celebração com Cristo habitando mais em mim. Amando com o amor de Cristo todas as questões que envolvem minha existência, desta forma, para poder olhar, sem desânimo, aceitar, perdoar e amar as pessoas, cada dia mais, com o amor de Cristo. 
            Para nós, comer e beber significa envolver-se com mistérios divinos. Comer e beber na celebração não é apenas uma festa ou banquete. Mas, compreender que tomar o cálice é assumir a sua condição e responsabilidade diante de Deus. O profeta Jeremias já havia anunciado este princípio, ao beber da taça, tomamos consciência do nosso passado, para que diante da taça que vamos beber se desvele o nosso caminho e destino. Assumindo nossa posição diante de Deus no momento da ceia e não venhamos recusar, mas sim, assumir a nossa trajetória.
            No encerramento de sua missão, Jesus teve o desejo ardente de participar deste momento com seus discípulos. Mas, é um comer e beber que foi se desenvolvendo naturalmente durante toda sua missão. Comer e beber que rompe com protocolos e sistemas montados pelos homens. Aproximação da mesa que o Senhor preside destrói o preconceito e transpõe as barreiras criadas pelas estruturas covardes do tempo de Jesus e do nosso tempo. É a mesa que Jesus se aproxima de todos. No discurso do evangelho de João (6.22-60) Jesus anuncia e sela a superação definitiva do maná oferecido por Ele. Para que todos saibam que o pão de Moisés e as tradições legalistas, autoritárias, desaparecem diante do amor e do pão da vida oferecido por Jesus. A Ceia oferecida por Jesus é algo novo e definitivo, é um aliança com a vida. Jesus veio para estabelecer o novo e não para remedar o antigo.  Isso exige de você uma reposta adequada agora. O vinho novo requer odres novos (Lc 5.33-39).        

                                        Rev Sérgio Ovidio                    

Nenhum comentário: