AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Avaliar nosso compromisso com Deus e com a sua obra.


Avaliar nosso compromisso com Deus e com a sua obra.  
                                                                                     Esdras 8.21-23
            Trata-se do segundo grupo que retornou a Jerusalém, sob comando de Esdras. Assim tomamos conhecimento do objetivo de Esdras: - A viagem até Jerusalém! Este relato nos apresenta algumas posturas que ele tomou, para expressar sua confiança em Deus. Essa viagem era extremamente longa, cheia de imprevistos e de ataques de grupos inimigos. Um bando de salteadores que espreitavam as rotas comerciais e por isso ele resolveu orar, estabelecer um jejum como preparação para a viagem. Como ele, parece-me que estamos fazendo a mesma viagem: 1- Extremamente longa; 2- Cheia de imprevistos; 3- Ataques contrários, de tempestades que chegam sem avisar de bando de salteadores, aproveitadores que nos espreitam.
            O que fazer? Percebam que Esdras, não resolveu instruir seus homens em manusear armas. Não houve nenhum treinamento de luta ou guerra. Esdras, provavelmente não tinha tempo para isso, então, ele resolve convocar o povo a oração e jejum, pois sabia ele que naquele momento o Único que poderia lhes dar jornada bem sucedida e a benção de chegar em paz era somente o Senhor Deus.
v.21 – Apregoei ali um jejum junto ao rio AAVA. O jejum geralmente tinha o propósito de obter a orientação e a ajuda de Deus. O jejum leva à reflexão de nossas limitações e uma vida de humildade, em que dependemos do sustento de Deus. Para nos humilharmos perante o nosso Deus. O jejum, na Bíblia, nunca é um sacrifício para ter direito a favores de Deus, mas é sempre uma expressão de quebrantamento, de reconhecimento dos limites humanos e das possibilidades ilimitadas de Deus. Para lhe pedirmos jornada feliz para nós, para nossos filhos e tudo o que é nosso:. O pedido não pode ser egoísta, precisa abençoar a todos! Inclua sua família em tudo, coloque seus filhos e seus negócios nas mãos de Deus. Muitas pessoas se consagram a Deus, mas não consagram os seus bens, o seu dinheiro e o seu trabalho.
            Finalizo com uma expressão de fé que precisamos ter e uma urgente dependência de Deus que Esdras nos ensina:  Se você já pediu a Deus, então confie em Deus! Desta forma Esdras nos ensina viver: V.22 – Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo no caminho. Porquanto já lhe havíamos dito: a boa mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles. Esdras já havia proclamado a vitória e a certeza do cuidado de Deus antes da sua jornada. Esdras demonstrou depender unicamente de Deus. Não solicitou o exército para acompanhá-lo na sua viagem até Jerusalém. E nós?  Dependemos unicamente de Deus para os nossos planos e projetos futuros?  Dependemos de Deus para que a nossa jornada seja uma jornada feliz?
Com estima e respeito,

Pr Sérgio Ovidio

Nenhum comentário: