AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O que vocês estão procurando? - Jo 6.22-34

O que vocês estão procurando? - Jo 6.22-34
Após a experiência da multiplicação dos pães e dos peixes (cf 6.1-15) o debate sobre a partilha é retomado. A multidão vai até Cafarnaum em busca de Jesus. Quando encontram, perguntam: Mestre, quando chegaste aqui?(v.25). Jesus não valoriza a pergunta e questiona a postura do povo através de uma afirmação fundamental que recorrentemente vem confrontar nosso comportamento: “ vós me procurais, não porque vistes sinais, mas porque comestes dos pães e vos fartastes” (v.26).
Os sinais desta procuram revelam uma realidade mais profunda. Por que procurar Jesus? Jesus revela como nossas buscas estão associadas e instrumentalizadas para a realização dos nossos desejos. O que a multidão daquela época procura é o mesmo que a multidão atual busca. Procurar Jesus para que ele possa resolver e satisfazer nossas necessidades mais corriqueiras. A advertência de Jesus a pergunta é: - o que mais procurais na vida? O que realmente importa para vocês? Este cenário tem se repetido. Por que as pessoas têm procurado Jesus? Interesses? Alimento? Emprego? Aqui entra o ensino: “trabalhai não pela comida que perece, mas pela que subsiste para a vida eterna, a qual o Filho do Homem vos dará” (v27). Triste é perceber que o nome de Jesus é utilizado para construção de riqueza, poder, benefícios e prestígio. Alguns religiosos para a preservação do “ministério” entortam o projeto de Jesus como o único intuito de zelar por aquilo que perece.
Trabalhai não pelas vantagens e benefícios que você poderá obter. Trabalhai sem o intuito da vantagem e do prestígio. Trabalhai não pelo o que no futuro este projeto poderá te proporcionar. Sirva a Deus sem barganhas, sem troca, sem a expectativa de fazer um bom negócio com Deus. Mas, trabalhai pelo o que nobre, pelo realmente gera significado e sentido a nossa existência. Trabalhai pelo o que é digno e tem poder de transformar cenários de desesperança. Trabalhai pelo o que Ele É e isso será suficiente para sua felicidade. Trabalhai não pelo que se perde, apodrece, perece e desaparece.
Aos seus seguidores Jesus deu poder para resolver questões que são de nossa inteira responsabilidade como construtores do Reino do Deus. Como por exemplo, a partilha e o amor solidário. O que mais importa na nossa missão é humanizar, é sentir a dor do próximo e estender a mão. Mas, antes de tudo, por aquilo que “subsiste para a vida eterna” (v.27), valores que o mundo não conhece e que permanecem para sempre. Deixam marcas profundas e colabora na construção do Reino de Deus, que embora pareça sem êxito para lógica humana, mas agrada o coração de Deus!
Com estima e respeito,
Pr Sérgio Ovidio

Nenhum comentário: