AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Pelo domingo do Advento – Alegria-Esperança. Jesus é o Messias?


                           Pelo domingo do Advento – Alegria-Esperança. Jesus é o Messias?
Mt 11.1-11
Jesus é o Messias que realiza todas as promessas feitas no Antigo Testamento. Esta é a maior afirmação do evangelho de Mateus e deve ser uma realidade para nós. Somente em Jesus ultrapassamos todas as expectativas humanas e materiais. Principalmente na época de Jesus em que seus contemporâneos esperavam apenas um rei nacionalista para libertá-los da dominação romana. Por não entenderem a mensagem de Jesus suas expectativas foram frustradas, desta forma rejeitaram Jesus e o entregaram à morte.
O que realmente precisamos entender é que a comunidade reunida em torno de Jesus ignora projetos humanos e materiais para dedicar-se exclusivamente em compartilhar a Boa Notícia a todos os homens e mulheres. Jesus, o Messias esperado pelo povo é a Boa Nova! Messias é uma palavra hebraica que significa “ungido”. Cristo é uma palavra grega e também significa “ungido”. Naquele tempo, quando alguém recebia uma função importante, ele era ungido com óleo passado na cabeça. Reis e sacerdotes eram “ungidos”, (cristos, messias). Às vezes, chegavam a designar todo o povo como o ungido (cristo) de Deus (Sl 105,15). Para dizer que a unção era muito boa diziam que o óleo usado para ungir derramava pela barba até na roupa da pessoa (Sl 133,2).
As pessoas “ungidas”, reis e sacerdotes, nem sempre eram fiéis à missão para a qual foram ungidas. Esta frustração com os falsos “ungidos” fez com que o povo começasse a esperar por um verdadeiro “ungido”, um verdadeiro “messias” ou “cristo”, que fosse fiel a Deus e ao povo. Assim nasceu a esperança messiânica do povo de Deus. O salmo 72 é um exemplo daquilo que esperavam do futuro messias ou rei: “Que ele governe teu povo com justiça e teus pobres conforme o direito. Que os montes tragam a paz e as colinas a justiça. Que ele defenda os pobres do povo e salve os filhos do indigente e esmague os seus opressores. Que ele dure como o sol e a lua, de geração em geração! (Sl 72,1-5). O texto que descreve de forma contundente esta perspectiva do Ungido esperado pelo povo é a entrada solene de Jesus em Jerusalém. Este texto mostra como Jesus era o Messias esperado pelo povo. 

Nenhum comentário: