AGENDA SEMANAL

IGREJA CRISTÃ BETÂNIA
Rua do Catete - 102 Catete - Rio de Janeiro

Domingo - 09:30 hs - Estudos Dominicais
10:30 hs - Culto
19h - Culto

Segunda - 19:30 hs - Oração

Quarta - 19:30 hs - Culto - Noite de Milagres

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Uma pérola guardada pelos Filipenses. Parte-II - Fp. 2.5-11

Uma pérola guardada pelos Filipenses. Parte-II - Fp. 2.5-11

       Continuo sobre o primeiro movimento do ministério de Jesus de acordo com o texto acima. É um deslocar-se não para o alto, como muitos “líderes” religiosos anunciam que devemos estar. Mas, é uma ação contrária a tudo que é pregado atualmente, pois o movimento de Jesus é para baixo, de descida, de humilhação e de simplicidade. Mesmo possuindo todos os atributos, “não usurpou ser igual a Deus”. Não ficou apegado a essa igualdade, assumiu sua condição humana, contrapôs o primeiro Adão e o seu desejo de ser conhecedor do “bem e do mal”. Esta é a primeira tentação e o pecado original de todo ser humano. “Cair” não está relacionado ao pecado moral institucionalizado. Transponha este pensamento superficial e busque uma interpretação mais coerente sobre o que é pecado. Pecado original é o orgulho e a autonomia desenfreada. É abrir mão de depender de Deus para determinar minha vida como eu desejar. O novo testamento informa que Jesus foi homem como outro qualquer, mas sem pecado. Portanto, nunca deixou de depender de Deus. Conduziu sua vida pelas motivações de Deus. Nas palavras do mestre da galileia:“...minha comida e minha bebida é fazer a vontade d’Aquele que me enviou..”, em outro momento ele declara: “Eu Sou a videira, meu Pai é o agricultor”, poderia existir estado de vida mais belo do que esta dependência livre e voluntária, esta subordinação só pode ser entendida ser for motivada pelo amor. Por isso ele é sem pecado! Porque nunca usurpou ser igual a Deus. Sempre caímos quando nos achamos suficientes para controlar e determinar nossa história.
    O exemplo de Jesus é: v. 7 – “esvaziou-se a si mesmo, aniquilou-se assumindo forma de escravo”. É uma atualização da “kenosis”, do despojamento e da privação. Sua forma de escravo contrasta com sua forma de Deus. Afinal, escravo é quem serve, obedece e não tem poder algum.  Conseguinte o v. 8 nos relata: “Humilhou-se e foi obediente até a morte”. Cristo chega ao extremo de sua condição de escravo, foi morto. Não de uma morte qualquer. Morte de cruz, condenação máxima da legislação romana e sinal de maldição divina na religião judaica. Mas, o que era vergonha, Deus transformou em celebração da vida - 1 Co 1.18: “Palavra da cruz é loucura, mas para nós poder de Deus”. Neste sentido, para o crucificado aqui começa o segundo movimento do texto, ao qual darei prosseguimento semana que vem, que é a caminho da glorificação. Esse caminho de Jesus é o caminho para os filipenses e para nós. Não há caminho direto para Deus sem antes passa pela descida, pela dor, pela privação, pelo despojamento e pela cruz.

Nenhum comentário: